Friday, January 21, 2011

COMO INSERIR ÍNDICE, USANDO A BARRA DE FERRAMENTAS PADRÃO DO MICROSOFT WORD

Como inserir índice automático no TCC, TGC, TGI, monografia, dissertação e tese:
Para leigos, iniciantes e curiosos

         Normalmente, muitas pessoas desconhecem um recurso do word que facilita muito o trabalho científico em questão de tempo gasto e de apresentação de formatação do trabalho. O que deixamos só para o final porque muda constantemente e que, normalmente, gastaríamos horas para digitar e outras tantas horas para atualizar a cada novo item que inserimos ou a cada alteração do número de páginas, pode ser feito automaticamente e desde a primeira página digitada!
  • No menu inserir, que se encontra na barra de ferramentas padrão do word, temos as opções Inserir Índice, dentro do qual encontram-se os comandos de inserção de índice remissivo, analítico, índice de figuras e de autoridades. No caso, usaremos somente o índice analítico e o de figuras.
  • Índice analítico – é o comando que insere o índice de todos os capítulos e itens da dissertação. O modelo formal é o que comumente vemos nas dissertações de mestrado. Porém, existem outros modelos, como elegante, profissional, sofisticado que também estão disponíveis para os usuários.
  • No Word 2007 e superior, clique no menu Referências e em seguida escolha Sumário
Porém, o computador não faz tudo sozinho!

         É preciso que você “converse” com ele. Antes de qualquer coisa, para que seja inserido um índice, é preciso que o texto esteja todo formatado. É impossível inserir um índice em um texto sem formatação. Sendo assim, verifique se o seu texto está formatado.
         Em alguns computadores mais modernos, o word formata ao digitarmos, em outros, há a necessidade de se escolher o estilo do texto digitado em uma caixinha normalmente disponível ao lado da caixa onde escolhemos a o tamanho da fonte e o estilo.
         Em geral, está selecionado a opção normal ou corpo de texto para todo o documento. Devemos selecionar o título e clicar nessa caixinha e mudarmos a opção de normal para título 01, título 02, etc, de acordo com os subtítulos que tivermos. Assim, ao inserirmos o índice, o word agrupa automaticamente tantos quantos forem nossos títulos e subtítulos, como mostra o exemplo abaixo:

• Exemplo de: inserir índice  índice analítico formal

Capítulo II - Metodologia da pesquisa........................................................ 58
 2.1 NATUREZA DA PESQUISA............................................................ 60
 2.2 O CONTEXTO DA INVESTIGAÇÃO............................................. 60
 2.3 PARTICIPANTES............................................................................. 61
       2.3.1 Alunos........................................................................................ 62
 2.4 PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS................................ 63
       2.4.1 Instrumentos de pesquisa............................................................. 64
       2.4.2 Questionários............................................................................... 65

          Seguidos esses passos, o word cria um índice como o acima, que é atualizado automaticamente, toda vez que abrimos o documento e que fazemos alguma alteração que implique na troca do número da página. No entanto, a cada novo item acrescentado ao arquivo, há a necessidade de clicar com o botão direito do mouse no índice correspondente e escolher a opção atualizar campo  atualizar o índice inteiro.
            Se, ao digitarmos, quisermos ver o índice atualizado sem ter a necessidade de fechar e abrir o documento novamente basta fazer o mesmo procedimento acima, escolher a opção atualizar campo  atualizar apenas os números de páginas.
  • Indice de figuras – pode ser usado para inserir o índice de quadro, gráficos, tabelas, figuras e de anexos. Segue o mesmo esquema do índice analítico.
  • O índice de figuras difere do índice analítico pois, neste, temos a opção de escolher apenas UM item que queremos ver no índice. Outra diferença é que os quadros, tabelas ou gráficos são numerados automaticamente (somente no índice), se escolhermos a opção de nome da legenda. , como pode ser visto no exemplo abaixo:
 Exemplo de: inserir índice de figuras, com a opção de legenda Quadro selecionada.
Quadro 02: Sistema Motivacional de Dörnyei .....................................................23.

Exemplo de inserir: índice de figuras, sem nome na legenda
ANEXO D - TRANSCRIÇÕES..................................................................... 255

             Este procedimento ajuda principalmente quando temos um documento com um grande número de páginas, do qual precisamos localizar uma algo com agilidade, bastando para isso clicarmos no índice em cima da parte que queremos que o word nos encaminha para a página em que o texto está digitado.

 AGORA, MÃOS À OBRA E BOM TRABALHO!!

No comments: