Meu day trip começou às 9h41 minutos, pontualmente com o trem saindo de Leeds.
Destino: York-UK
A primeira coisa que fizemos ao chegar foi pegar o York Sightseeing Official Bus, que leva você exatamente para aqueles lugares onde você tranquilamente conseguiria ir a pé, mas como eu estava com uma amiga e ela não queria andar, ok, ok. Viajar com mais pessoas tem seu lado bom: você aparece em boa parte das fotos. Isso não quer dizer que a qualidade dessas fotos vai ser melhor do que se você colocar a máquina numa distância considerável e programar o automático. Mas dessa vez... a companhia me custou 7 pounds (taxa de estudante para o bus tour) que eu não queria gastar.
Essa é a primeira coisa que o guia do ônibus mostra e nem ele sabe de quem é esta estátua.
Atrás, nota-se o muro de York, gigantesto!
O bom é que você pode sentar e relaxar um pouquinho numa dessas pedras das ruínas. Só nem pense em abrir um pacotinho de biscoito sob a condição de ser esmagado por pombas gordas famintas, como esta que se aproximou de meu pé só para checar se eu não tinha nada mesmo para ela comer.
Aparentemente, as placas serão um guia perfeito e você não vai se perder na cidade.
Em um cantinho do jardim japonês, um pé de quê? Bom, deixa pra lá!
Jamais vai existir mosquito da dengue neste cantinho do mundo. Olha o destino da água parada: gelo!
O sol queimando, mas nem assim estava quente o suficiente para o gelo das poças de água derreterer.
Detalhe da ponte
Casas muito antigas, estas aí são do século 12.
Clifford's Tower, também chamado de York Cold War Bunker. É o lugar must see da cidade. Mas de fora pra mim já estava ótimo porque meu dindim estava meio curto e custa uns 4 pounds para entrar.
Em frente da maior catedral gótica da europa: York Minster, também edifício mais alto da cidade.
Demorou cerca de 250 anos para ser construída e inaugurada em 1472. Atualmente, sua fachada está passando por uma reforma ou limpeza, sei lá e algumas partes atrás da igreja estão cobertas por um troço verde que dá para ver de quilômetros de distância.
Dicas:
1. Em York, não confie nessa sinalização das placas! Ou você vai parar do lado oposto de onde deseja ir!
2. Mostre sempre sua carteirinha de estudante para desconto em restaurantes, entradas em museus e todo lugar que for. Sempre tem um desconto bom (refrigerante e cookies grátis no Subway, por exemplo)
Museu
O National Railway Museum tem entrada "free" e é na verdade um dos lugares mais incríveis que você poderá visitar em York. Fecha às 18h, mas não deixe para ir lá no final do dia. Se der sorte, pode pegar um trenzinho que faz o mesmo trajeto do city bus tour por menos da metade do valor.
Sofazinho de couro e tecidos finos pra descansar e até uma caminha.
Mas onde fica essa casinha de boneca?
Dentro dos vagões do trem real! E aqui começa nossa jornada no passeio que foi um verdadeiro mergulho na história das ferrovias da Inglaterra:
Uniforme do maquinista real
A engenhoca é muito bonita por dentro, muito mesmo! E a sensação de estar lá no meio é indescritível.
Por fim, a placa diz tudo: Wish you were here! Bem que eu queria ter compartilhado esta viagem com pessoas queridas ao meu lado. Mas em todo caso, o day trip to York vale muito a pena e quem puder, não pode perder.
Igrejas
York é conhecida como a cidade das igrejas. Com mais de 50 no total, muitas delas construídas na idade média, não tem como passar por lá sem entrar em pelo menos meia dúzia delas e rezar um pai nosso.
No final da tarde, ainda tivemos o privilégio de presenciar uma noiva saindo de seu casamento:
A igreja não estava aberto ao público, óbvio! Mas corri para ver a decoração de um casamento: nenhuma flor, nenhum laço... nada além da própria igreja, dos convidados e do padre lá dentro! Agora vejam os detalhes da igreja:
No comments:
Post a Comment