Tuesday, September 13, 2011

Congestionametos na Av John Boyd Dunlop complica vida de trabalhadores da Região Campo Grande, em Campinas

Congestionametos na Av John Boyd Dunlop literalmente tira o sono e complica vida de moradores da Região Campo Grande, em Campinas, que têm que acordar muito cedo para chegar ao trabalho.


A avenida liga toda a Região Oeste de Campinas (Região Campo Grande) à região Central e outras regiões da cidade. No decorrer dela, vários bairros,  empreendimentos imobiliários e comerciais, várias faculdades e até um hospital atendem a demanda da população. Porém, por ser uma das poucas vias de ligação com o centro da cidade, fica congestionada nos horários de pico.



Google maps: Av. John Boyd Dunlop - Trecho de congestionamentos. Do lado direito, PUCC (universidade e hospital-escola), do lado direito, terreno onde estão sendo construídos prédios e casas Terra Nature:

Empreendimento imobiliário de alto-padrão.

Maquete do shopping que está sendo construído no entroncamento da Rodovia Bandeirantes com a Av. John Boyd Dunlop.

           Para solucionar o problema do congestionamento, o Secretário dos Transportes resolveu que basta embargar a constução do shopping, que deveria ficar pronto até outubro do ano que vem. Palmas para ele! Decisão super inteligente... Oba... resolve o trânsito e ainda por cima, incentiva os moradores da Região Campo Grande a rodarem muitos quilômetros mais para irem ao cinema, fazerem suas compras, passearem... E por que não dizer, para trabalharem?
           A constução de um shopping desses gera emprego diretos e indiretos, atrai novos investimentos para a Região e traz valorização imobiliária para o local. Lógico que deve ser construído com todo um planejamento urbanístico, o que acho que foi pensado pelos investidores. Mas, comparem só a agilidade tanto da prefeitura em liberar a obra quanto da construtora do bairro de alto-padrão (quase em fase final, para citar apenas um dos empreendimentos imobiliários do local). Qual o benefício direto que esta obra trouxe para a população pobre da região? Será que não trará nenhuma influência para o trânsito? Decerto que não! Gente rica se locomove com o uso de transporte coletivo da cidade (Vulgo busão sanfonado, que aqui em Campinas tem até 3 vagões de ônibus convencionais imendados em um único para poder caber o máximo possível de pessoas e pagar o mínimo de motoristas e cobradores e, lógico, para melhorar o trânsito, será?).

Fonte: site da EMDEC - ônibus bi-articulado, 3 vagões na avenida Achieta, em frente à Prefeitura Municipal de Campinas.

Fonte: fotolog.terra.com.br/marcoselias
Lotação máxima: o maior número possível de passageiros em horário de pico nas Regiões Campo Grande e Ouro Verde

No comments: